terça-feira, 16 de março de 2010

Posso ter filhos após a colocação de prótese mamária?

Esta pergunta é tão frequente no consultório que resolvi escrever sobre o tema.

É importante saber que a prótese de mama nunca é colocada no meio da glândula mamária. Este implante é sempre colocado abaixo da glândula ou ainda abaixo do músculo peitoral em que a glândula está apoiada.

Por esse motivo, a prótese não ficará comprimindo nenhum duto de leite e não prejudicará a formação de leite nessa glândula. Pacientes com prótese de mama podem amamentar normalmente seus filhos após a cirurgia, independente de como e onde a prótese foi colocada.

Da mesma forma que as pacientes sem prótese, durante a gravidez, a glândula vai crescer por causa da formação do leite e, consequentemente, a pele esticará. Após a amamentação e a diminuição do leite, essa glândula voltará ao tamanho normal e a pele pode ter se tornado um pouco flácida.

Se houver queda da mama após a amamentação, existem algumas opções: trocar a prótese por um volume maior a fim de preencher essa pele que ficou sobrando; manter a prótese e fazer a retirada do excedente de pele através de cicatriz ao redor da aréola; ou fazer este procedimento em forma de T invertido, conforme cada caso.

Também tenho obrigação de ressaltar que o silicone serve apenas para aumentar o volume das mamas. Ter prótese mamária não garante que após a amamentação você manterá o aspecto de antes da gestação. Para evitar que a pele estique muito e a mama fique muito flácida, oriento as pacientes a não engordem muito durante a gestação e amamentem por um período de 6 a 8 meses, como já falamos no post Prótese de Mama durante a amamentação.

O importante é que você se sinta bem em todos os momentos da sua vida, não espere a maternidade para realizar um sonho e nem faça deste momento importante uma tortura.

beijos

www.ericamanzano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário